abril 06, 2003

A RODA DE AROMAS
A Dra. Ann Noble trabalha na Universidade da Califórnia, em Davis, USA, onde leciona Ciências Sensoriais no Departamento de Viticultura e Enologia. Já em 1984, em conjunto com outros pesquisadores, ajudou a criar uma primeira versão do que foi chamado de Roda de Aromas do Vinho (Wine Aroma Wheel); seis anos mais tarde, ela própria desenvolveu a versão melhorada e colorida desse gráfico, utilizada até hoje.
Este gráfico tem a forma de um círculo, dividido em diversos setores coloridos, que por sua vez se subdividem em três anéis: os mais centrais recebem nomes genéricos, como “vegetais”, “floral”, “frutado”; os centrais podem ter uma ou mais subdivisões; e os mais externos contém subdivisões com os aromas específicos. Do centro para a periferia, portanto, passa-se do genérico para o específico.
Como ensina a Dra. Ann, tudo se resume em treinar o nariz e, para isto, é preciso partir do básico. E a Roda permite esse treinamento, oferecendo ao degustador diversas opções de aromas e desenvolvendo a sua habilidade em identifica-los.
Quem desejar conhecer essa Roda de Aromas e saber algo mais a respeito, pode consultar a página (em inglês) da VINTAGES Monthly Release.

Nenhum comentário: