abril 27, 2003

QUINTA DO CACHÃO
Os vinhos portugueses, assim como os chilenos, argentinos e australianos - já falamos e repetimos aqui - também primam por oferecer qualidade a preços razoáveis. É mesmo possível encontrar um bom vinho de mesa português com qualidade superior à de muitos vinhos finos nacionais e, o que é melhor, a preço mais baixo. Não vamos entrar agora no mérito desse assunto, mas desejamos registrar uma degustação bastante prazerosa, a de um tinto seco, o Quinta do Cachão, safra de 1999.
É produzido pela Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias S/A, na região do Douro, mais propriamente em Ferradoza, onde a empresa possui 130 hectares de vinhas, também destinadas à produção de vinho do Porto. Essa Quinta foi adquirida por Messias Baptista em 1956 e a partir de 1958 passou por uma completa renovação e hoje conta com 200 hectares.
As castas plantadas são naturalmente as tradicionais na região do Douro, aptas a produzir quer o Vinho do Porto, quer o vinho D.O.C.. A Touriga Francesa e Tinta Roriz constituem as castas dominantes, seguidas pelas variedades Touriga Nacional, Tinta Barroca e Tinto Cão. Uma pequena parcela de uvas brancas contempla as castas Malvásia Fina e Rabigato. Para além de vinhas, a Quinta do Cachão possui ainda oliveiras e amendoeiras em plena produção.
As condições naturais únicas, uma seleção cuidadosa das castas e uma rigorosa vinificação conjugam-se, assim, para produzir vinhos Douro e Porto de grande nível, que evidenciam nos seus aromas o caráter e personalidade da Quinta do Cachão.
Mas vamos às nossas impressões do vinho: De cor vermelha, com profunda intensidade, apresenta aroma complexo com notas de frutos muito frescos. Ao paladar apresenta-se meio seco, com acidez e taninos equilibrados, corpo médio, e uma boa persistência.
É um vinho para ser tomado sem maiores preocupações, sabendo-se de antemão que será agradável. E, quanto ao preço, uma boa notícia: Embora já o tenhamos visto por R$20 ou mais, conseguimos compra-lo em um comerciante atacadista por cerca de R$14. De fato, uma boa aquisição.

Nenhum comentário: