setembro 14, 2004

AS VINÍCOLAS DO URUGUAI (1)
Sérgio Inglêz de Sousa, enólogo e autor de vários livros, fez um relato das vinícolas que visitou no Uruguai, quando lá esteve a convite do INAVI. Abaixo a transcrição:

Bodega Los Cerros de San Juan (La Horqueta – Colonia)
Em 1854, Lausenth Booth construiu a adega Los Cerros de San Juan com materiais alemães e carvalho trazido da Floresta Negra. Ao redor de 1887, sob a liderança do novo proprietário, Terra Oyenard, a adega conheceu grande progresso e o Tannat se transformou no seu vinho básico.Com seus vinhedos e adega centenários, produz a linha varietal básica San Juan Connaisseurs, linha varietal Premium Cuña de Piedra, com destaque para o Chardonnay, Cabernet Sauvignon e o Tannat. O rótulo Jubileum, traduz um Ultra-Premium Tannat, com uvas de vinhedos com idades calculadas em mais de 100 anos.

Establecimientos Dante Irurtia (Carmelo – Colônia)
É uma empresa familiar fundada pelo basco Don Lourenzo Irurtia, cuja primeira colheita se deu em 1913. Em 1954 assumiu seu atual comandante, Dante Irurtia, que promoveu a expansão de vinhedos selecionados para produção de vinhos de qualidade internacional, atingindo hoje a posição de maior área de vinhas do Uruguai.Na grande variedade de linhas de produtos destacam-se em nível crescente de qualidade: Varietais Irurtia, Cosecha Particular Irurtia (Premium), Posada del Virrey (Super-Premium), com destaque para o Viognier, o Tannat e o Tannat-Cabernet, o Reserva del Virrey (Ultra-Premium) com carvalho, o Tannat e o Chardonnay.

Bodega Juan Toscanini & Hijos (Canelon Chico)
Depois de trabalhar em terras arrendadas, o imigrante genovês Don Juan Toscanini adquiriu sua propriedade em Canelon Chico, distante 30 Km de Montevideo, onde, em 1908 fundou a adega.Em 1980 foi iniciada a reconversão dos vinhedos, substituindo as velhas cepas por variedades clássicas importadas da França: Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Nos anos 90 o estreitamento dos contatos com áreas famosas da Europa incentivaram o programa de produção de vinhos Premium. As linhas de produtos estão divididas em três níveis. Os rótulos Alma Joven trazem cortes em branco e em tinto; os rótulos Toscanini formam a linha clássica com os varietais de praxe e um interessante corte Tannat-Merlot. Os rótulos Selección de Viñedo Toscanini - a linha Carvalho -, trazem o Tannat e o Chardonnay, dois Ultra-Premium.

Nenhum comentário: