A UVA SYRAH
A Syrah se destaca como uma das grandes uvas que chegaram aos nossos dias. Com ela se elaboram vinhos de notável qualidade e bom potencial de envelhecimento, tanto no sul da França quanto em outras regiões do mundo. Também é conhecida como Shiraz, nome que ganhou na Austrália, onde se adaptou muito bem.
Sua origem sempre foi controversa, mas hoje há duas hipóteses mais prováveis: a de que a cepa tenha sido trazida da Pérsia para o sul da França por cavaleiros cruzados, com o nome originado da cidade de Shiraz; outra - a que vem ganhando mais adeptos - é a de que se trata de uma uva autóctone do Ródano, descendente da "vitis allobrogica", produzindo vinhos finos naquela região desde os tempos da dominação romana.
A Syrah cresce bem em inúmeras áreas, gosta de climas quentes e produz vinhos complexos e distintos, escuros, alcoólicos e com aromas e sabores de especiarias. Seus taninos se apresentam redondos e suaves desde a juventude. A Syrah francesa e a Shiraz australiana são idênticas no aspecto vitivinícola, mas não no sabor, devido às diferenças de "terroirs" e vinificação: a australiana é mais doce e madura, sugerindo chocolate; a francesa dá um vinho mais sabendo a pimenta e especiarias.
setembro 12, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário