setembro 17, 2004

VINHOS DA FRANÇA - BOURGOGNE
Sem dúvida, as duas regiões vinícolas de maior prestígio em todo o mundo estão na França: Bordeaux e Bourgogne, cada uma com características próprias e marcantes. A Bourgogne é uma província com milhares de propriedades muito pequenas e, em sua maioria, desconhecidas, com honrosas exceções, como o Domaine de La Romanée-Conti.
A região se estende por 300 km no centro-leste do país, desde Chablis até a região dos Beaujolais e contém pelo menos cinco das melhores sub-regiões produtoras francesas. Seus vinhos são conhecidos pela diversidade de sensações aromáticas e gustativas que oferecem, assim como pela sofisticação e preços elevados.As cinco grandes sub-regiões da Bourgogne são: Côte d'Or, Chablis, Côte Mâcconnaise, Côte Chalonnaise e Beaujolais. Seus tintos são produzidos a partir da uva Pinot Noir, e os brancos, da Chardonnay. A exceção está nos tintos de Beaujolais, que são feitos com a uva Gamay.
A uva Pinot Noir produz vinhos de aromas, sabor e textura excepcionais, de classe imbatível, que oferecem sensações olfativas e gustativas absolutamente únicas. Esses vinhos tendem a ter corpo leve, poucos taninos, aromas intensos de frutas vermelhas e florais e, quando amadurecem, podem apresentar grande complexidade aromática. A uva Chardonnay origina vinhos acessíveis, de aromas frutados. E a Gamay é intensamente frutada e floral, com taninos leves e produz bons vinhos jovens, mas com pequeno potencial de envelhecimento.
Os vinhos da Boutgogne são especialmente adequados ao nosso clima tropical, em função de sua leveza e jovialidade.
São estas as sub-regiões da Bourgogne:
Côte d'Or - De longe a região mais importante, dos mais famosos e raros vinhos da região, como os do Domaine de la Romanée-Conti. A Côte d'Or é dividida em Côte de Nuits, ao norte, e Côte de Beaune, ao sul.
Chablis - Berço de excepcionais brancos secos de Chardonnay. Os melhores levam a denominação de Chablis Grand Cru, os intermediários, de Chablis Premier Cru e os mais simples, Chablis. À mesa acompanham crustáceos, frutos do mar, peixes e carnes brancas. São vinhos límpidos, encorpados, de sabor mineral e poderosos.
Côte Mâcconnaise - Produz vinhos brancos, principalmente de Chardonnay. São famosos os seus Pouilly-Fuissé, brancos, muito aromáticos.
Côte Chalonnaise - Continuação natural da Côte de Beaune, é formada por uma conjunção de vilas, tais como Mercurey, Givry, Montagny e Rully.
Beaujolais - Terra dos alegres tintos de Gamay, desde ótimos e subestimados Crus e Villages aos menos importantes mas festejados Beujolais Nouveau, com seu característico aroma de casca de banana, trazidos ao mundo todas as terceiras quintas-feiras de novembro.

Nenhum comentário: