AS VINÍCOLAS DO URUGUAI (2)
Bodegas Castillo Viejo (Canelones e San Jose)
Empresa familiar fundada em 1927 por Don Santos Etcheverry, em Canelones, a 28 Km de Montevideo. Em 1950, Horacio Etcheverry expandiu a produção e comercialização dos seus vinhos. Em 1978 a condução dos negócios da empresa passou para as mãos dos irmãos Edgardo, Alexandro e Ana Maria Etcheverry, que implementaram uma grande reconversão dos vinhedos e da tecnologia da adega.A produção está dividida em quatro linhas de vinhos finos. A linha de varietais básicos - Viento Sur -, para consumo fácil e dentro da juventude do vinho. Outra linha básica é a Catamayor Varietal, onde se destaca o Sauvignon Blanc. Subindo para a classe dos vinhos Super-Premium, a linha Catamayor Corazón de Roble oferece Chardonnay e Tannat-Cabernet Franc. No nível superior, podem ser apreciados os Ultra-Premium Vieja Parcela, Sauvignon Blanc e Cabernet Franc, este um vinho muito bom.
Bodega Pisano (Progreso)
Esta vinícola foi iniciada em 1914 pela família Pisano com a plantação de vinhedos de variedades européias e veio a elaborar o seu primeiro vinho em 1924. Adquiriu renome pela filosofia de produzir quantidades limitadas, resultado de trabalho artesanal.Esta forma de trabalhar pode ser comprovada na praticidade das suas instalações, deliberadamente básicas, evitando muitas manipulações. O engarrafamento e a aplicação de rolhas são operações feitas em pequenas máquinas manuais, o que propicia inspeção permanente da produção. Sua linha de produção se divide em três níveis: os Premium Coleção 1° Viña, Viognier-Chardonnay, Torrontés Riojano, Merlot-Tannat, Tannat e Cabernet Sauvignon, os Super-Premium RPF – Reserva Personal de la Familia, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, e, finalmente, o Ultra-Premium Gran Reserva, Pisano Arretxea, composto de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. As premiações internacionais provam a validade da filosofia adotada pela vinícola.
Establecimiento Juanicó (Juanicó - Canelones)
Em 1840, Don Juanicó construiu cavas subterrâneas na sua propriedade, terras onde hoje está situada a cidade de Juanicó, e iniciou a plantação de vinhedos. Ainda na primeira década de 1900 a propriedade foi comprada pela família Seré, que estabeleceu a adega Cortijo Ensayo, visando a elaboração de vinhos no estilo europeu. Mais adiante, a estatal ANCAP assumiu a empresa e partiu para a produção de destilados. Após três décadas, a empresa foi adquirida por Juan Carlos Deicas, que construiu a nova face da Juanicó, a que perdura até hoje. Seus produtos principais são oferecidos com o rótulo Don Pascual, homenagem ao pioneiro da vitivinicultura uruguaia, Pascual Harriague. Sob este rótulo estão as linhas básicas Clássica e Reserva, e uma linha Super-Premium Roble com Chardonnay-Viognier, Tannat e Cabernet Sauvignon. Num nível de Ultra-Premium, o rótulo Preludio, um delicioso corte de Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. As medalhas de ouro que vêm colecionando os Roble e o Preludio comprovam a boa performance internacional destes vinhos.
setembro 14, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário