dezembro 03, 2002

A INFLUÊNCIA DO "TERROIR"
A qualidade de um vinho, abstraindo-se das técnicas de produção, do grau de aprimoramento dos processos, dos cuidados tomados em todas as etapas, está intimamente relacionada a fatores físicos, que independem da ação humana, ou seja, são ditados pela Natureza.
Existe um termo francês, bastante conhecido, que representa o conjunto desses fatores: é o chamado "terroir". É o conjunto das condições do solo, da topografia local, do microclima, da exposição ao sol.
Um solo ideal deve possuir uma boa drenagem, isto é, reter a umidade sem ficar encharcado; se for de cascalho e areia, acelera a maturação das uvas, ao contrário de solos argilosos.
O microclima deve ser equilibrado: verão pouco quente, outono pouco frio. A temperatura anual média deve ser, idealmente, de 14°C a 15°C. As chuvas devem cair no inverno e na primavera, e a precipitação pluviométrica anual deve ficar em torno de 675 mm.Geadas, granizo e ventos fortes são problemas sérios.
A topografia é outro componente importante do "terroir": a inclinação do terreno, com encostas ígremes, é favorável ao cultivo, pois nelas ocorre uma maior concentração da luz solar e uma melhor drenagem. A orientação das encostas em relação ao sol pode resultar em uma maior quantidade de insolação (no hemisfério norte, as voltadas para o sil; no sul, ao contrário). A altitude afeta a temperatura: vinhedos em encostas mais elevadas (e mais frescas) têe maior demora na maturação.
A conjugação desses fatores ("terroir") explica porque vinhedos situados próximos podem produzir vinhos de qualidades diferentes. Não existem mistérios ou milagres, é a mão da mãe Natureza que dá o toque.