dezembro 08, 2002

VINHOS NO VERÃO? SIM!
Nossa "cultura" sobre vinhos não segue diretriz alguma pré-determinada, ela vai acontecendo aos poucos, ao sabor das informações qie nos chegam e das experiências que realizamos. Nesta linha, sem desmerecer a quem quer que seja, adquirimos o hábito de ler a coluna semanal de Luciano Ribeiro, na Revista Domingo, do Jornal do Brasil. E, na edição de hoje, ele aborda assunto muito propriamente escolhido, que é o consumo de vinhos durante a temporada de verão.
De forma leve, numa linguagem desprovida de empolação, Luciano nos ensina que é perfeitamente possível degustar um bom vinho em dias quentes, desde que saibamos direcionar nossas escolhas. E nos dá algumas dicas, que mencionaremos resumidamente.
A primeira delas é sobre os espumantes da Serra Gaúcha, cuja produção se beneficia das ótimas condições climáticas durante o verão, com chuvas finas, quase diárias, combinadas com poucos dias de sol. O resultado são excelentes vinhos, que devem ser bebidos a uma temperatura de 10°C.
Mas é possível, também, degustar um tinto, desde que se evitem os estruturados e se escolham apenas os leves. Neste sentido, são indicados vinhos frutados, com predominância de uvas Cabernet Franc, Pinot Noir e Gamay.
Quanto aos brancos, a dica é buscar os produzidos com uvas Sauvignon Blanc, pois há alguns importados fabricados com Chardonnay que, envelhecidos por muito tempo em barris de carvalho, acabam gerando predominância do aroma da madeira sobre o da fruta.
Há, ainda, ótimas opções nos chamados vinhos verdes (porque degustados ainda jovens), de baixo teor alcoólico e muito leves, com aromas frutados e florais. Os mais indicados são os produzidos em Portugal e na Espanha.
Pronto! Aí estão as dicas do Luciano, que nos permitimos repassar, já que muitos visitantes deste blog talvez não as venham a ler em sua coluna.