março 29, 2003

O MERCADO NACIONAL DE VINHOS
Nos anos 80, os vinhos importados respondiam por menos de 10% do mercado nacional. Mas veio a abertura da economia, na década de 90, e essa proporção mudou significativamente: hoje, os importados somam praticamente metade do mercado de vinhos finos, que movimenta 800 milhões de reais por ano e com uma produção de 60 milhões de litros. Dados fornecidos pela UVIBRA e o DETEX, para o período de janeiro a outibro de 2002, indicam como está a participação dos diversos países, em ordem decrescente: Brasil - 50,9%; Itália - 12,8%; Chile - 12,2%; Argentina - 7,5%; Portugal - 6,4%; outros - 5,5%; França - 4,7%.
Se as vinícolas nacionais desejarem (e acreditamos que sim) conquistar mais uma fatia desse bolo, precisarão investir pesado em novas tecnologias, desde o plantio até a elaboração final do produto. As crises econômicas, próprias ou assimiladas, com certeza têm sido obstáculos a esse objetivo. Mas é preciso continuar lutando, explorando as potencialidades e as peculiaridades do país, com perseverança e metas bem ajustadas.

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