março 01, 2003

A ADEGA - PRINCÍPIOS BÁSICOS
“Adega”, palavra de origem grega que significa “depósito”, é definida, de acordo com o dicionário de mestre Aurélio, como “o compartimento da casa, de temperatura baixa e constante, geralmente subterrâneo, onde se guardam vinhos, ...” A definição é correta, mas é conveniente apontar os princípios básicos a que este ambiente deve obedecer para que os vinhos sejam armazenados de forma adequada:
>>> A temperatura ideal para conservação está entre 14° C e 16° C. No entanto, como é difícil manter os vinhos dentro dessa faixa de temperaturas (a não ser em adegas climatizadas, de elevado custo), a saída é escolher um local onde a temperatura seja, pelo menos, a mais constante possível.
>>> A umidade do ar deveria ser baixa, para evitar um provável ataque de fungos às rolhas, o que favoreceria a entrada de oxigênio na garrafa, alterando as características do vinho.
>>> A luz solar não deve incidir diretamente, só usar iluminação artificial, e quando necessária.
>>> O ambiente deve ser arejado, livre de cheiros fortes ou produtos como solventes e tintas.
E quanto às garrafas de vinho? Elas devem permanecer deitadas, na posição horizontal, para manter as rolhas molhadas, evitando seu ressecamento. Não se preocupar com o acúmulo de poeira nas garrafas, mas deixá-las repousar.

Nenhum comentário: