março 30, 2003

UM BRASILEIRO NA CORTE
A União Internacional dos Enólogos (UIE) é uma instituição de peso no mundo dos vinhos. Afinal, seus 20.000 filiados são os que apontam os melhores vinhos do mundo nos concursos promovidos pela Organização Internacional do Vinho (OIV), com sede em Paris.
Pois bem, em dezembro de 2002, sessenta enólogos de quinze países participaram em Bordeaux de uma reunião cujo objetivo era a eleição da diretoria da UIE. Para presidente, foi eleito Giuseppe Martelli, da Itália. E, para a primeira vice-presidência, o escolhido foi...um brasileiro! Sim, e com um detalhe muito relevante: era a primeira vez, nos quarenta anos da UIE, que um profissional de fora da Europa chegava à diretoria. Seu nome é Antônio Czarmobay, gaúcho, há quase trinta anos na Vinícola Aurora e atual presidente da ABE - Associação Brasileira de Enologia.
Nas palavras de Czarmobay, “estamos colocando o Brasil no cenário mundial do vinho”, fica a esperança de que sua participação na diretoria da UIE renda proveitosos dividendos para o desenvolvimento do mercado vinícola do país. Parabéns e sucesso!

Nenhum comentário: