março 17, 2003

PREÇO X QUALIDADE (1)
É sabido que os vinhos chilenos, assim como os portugueses, são, atualmente, as opções de melhor relação qualidade/preço. O consumidor está a par disso, mas poderá ter dúvidas na hora da compra: por onde começar?
Não tem jeito, o preço é função da qualidade e, salvo eventuais promoções, sobe com a mesma. Por isto, vamos dar uma rápida idéia de algumas marcas, tintas, numa escala crescente de qualidade e preço.
Entre os mais baratos vinhos do Chile encontra-se o Gato Negro, um fantástico salto de qualidade em relação aos vinhos nacionais de garrafão. Subindo um pouco a qualidade, tem-se o trio das Santas (Carolina, Helena e Rita) e os Sunrise da Concha y Toro.
A partir daí e projetando um patamar de qualidade ainda mais alto, chega-se aos varietais da Portal del Alto, Las Pitras, Anakena, Marquês de Casa Concha, Casa Silva, Ravanal, Montes, Heuken, Carmen, Casa L´Apostole, Cousiño Macul e Tarapacá.
Finalmente, já numa qualidade bem superior, encontram-se os Reserva e Gran Reserva das casas acima mencionadas, como também os Villard, Viña Casablanca, Viu Manent, Caliterra e Miguel Torres.

Nenhum comentário: