março 26, 2003

VINHOS DA ESLOVÊNIA
Apesar de suas vastas florestas, a Eslovênia é um país viticultor e tem espaço suficiente para as videiras, lá existentes há mais de 2.000 anos. Em uma boa colheita, 24.500 hectares de vinhas produzem cerca de 1 milhão de hectolitros de vinho. A Eslovênia possui uma grande quantidade de vinícolas, que produzem todos os bem conhecidos vinhos brancos e tintos do mundo
São três regiões produtoras: Primorska, Posavje e Podravje, ao todo divididas em quatorze distritos; em comum possuem a característica de elaborarem s excelentes espumantes, de acordo com o clássico método francês e uma segunda fermentação em garrafa.
Em Primorska,a mais oriental de todas, existem os distritos de Brda, Kras, Vipava e Koper, conhecidos pelos excelentes tintos e brancos, como Pikolit, Rebula, Friulian Tokaj, Grela, Zelen e Pinela. De lá vêm vinhos secos e bastante encorpados. Os brancos se distinguem pelo balanço entre a acidez e o conteúdo de açúcar; os tintos são lembrados pelo maravilhoso bouquet e o gosto de frutos da floresta. Os vinhos maduros possuem todas as distintas qualidades dos excelentes vinhos franceses que o mundo conhece.
A região de Posavje, situada nas partes mais ao sul e sudeste do país, ao longo do rio Sava, inclui os distritos de Bela krajina, Dolenjska e Bizeljsko-Sremisk. Uma especialidade de Dolenjska é o Cevicek, um tinto leve, muito popular, devido à acidez agradável e ao teor de álcool moderado.
Na região de Podravje, situada a nordeste, ao longo do rio Drava, estão os distritos de Maribor, Ljutomer-Ormoz, Radgonska- Kapelske Gorice, Prekmurske Gorice, Slovenske Gorice, Srednje Slovenske Gorice, Haloze, e Smarje-Vrstanj. Esta região é conhecida pela grande variedade de vinhos brancos, tais como Sipon e Ranina. Há mais vinhos meio-secos e meio-doces do que secos, e a região se destaca por seus vinhos artesanais de elevada qualidade.
Saiba mais!

Nenhum comentário: