janeiro 31, 2003

VINHOS DE VERÃO
No Brasil, país tropical, estanos em pleno verão e muita gente ainda acha que vinho é uma bebida para ser degustada só no inverno. Engano. Por ter produtores em diferentes regiões do mundo, o vinho ganha propriedades variadas. O tipo de uva, o tempo de fermentação e o teor alcoólico atribuem à bebida características específicas de sabor, aroma, cor e durabilidade. Existem ótimos vinhos sazonais.
No verão, 80% das pessoas preferem os brancos, geralmente servidos numa temperatura mais baixa, além de serem leves e frescos. Tintos italianos, como o Novello, e todos com baixo teor alcoólico e curto prazo de validade são indicados para a estação. Tanto os Beaujolais quanto os Novello chegam nas prateleiras do mundo todo em novembro, para serem consumidos em três meses.
Um grande vinho é grande nas quatro estações do ano. Mas, assim como os cardápios, o vinho ideal para o verão tem de ser mais leve, com boa acidez e que possa ser resfriado. A temperatura mínima para servir um tinto é de 14 graus; abaixo disso, ele perde sabor. A maneira correta de resfriá-lo é deixar que descanse por até 10 minutos num balde com água e gelo.

Nenhum comentário: