fevereiro 01, 2003

ENVELHECIMENTO DO VINHO (1)
Um vinho pode ser jovem (já falamos nisto logo abaixo) e proporcionar uma ótima degustação. Mas nem todo vinho jovem, se envelhecido, melhorará suas características. Isto porque nem todos os vinhos podem envelhecer e, como regra geral, os vinhos brancos e champanhes devem ser consumidos dentro de 1 a 2 anos de sua colheita. Raramente, sobretudo nas condições brasileiras, um vinho branco pode ser guardado por mais de 2 anos sem que se tenha prejuízo em sua cor, nos aromas e nas impressões gustativas. Alguns trabalhos mostraram que a exposição à luz comum dos supermercados por 40 dias já levava a uma pequena perda de qualidade. Por este motivo, escolher as garrafas do fundo da prateleira ajuda a evitar surpresas.
São os vinhos tintos que tem habilidade de envelhecer, exceto aqueles elaborados para serem consumidos ainda jovens. Há de se ter em conta, ainda, que nem todos os vinhos tintos melhorarão com o envelhecimento, ganhando em sabor, amadurecendo a cor e a limpidez e refinando o bouquet. Os vinhos aptos a envelhecer e que melhorarão suas características com o passar do tempo são aqueles com bom teor de álcool, encorpados, ricos em taninos, ricos na cor e com aromas que lembrem frutas vermelhas e matéria vegetal verde.De uma forma geral, o limite para os vinhos tintos brasileiros está em 4 ou 5 anos, sendo que raramente melhoram suas características além desse tempo.
A primeira etapa do envelhecimento geralmente ocorre em barris de madeira. A madeira contribui com aromas diversos, segundo a sua composição. Esta primeira fase de maturação do vinho pode ainda acontecer em tanques de aço inoxidável e não necessariamente ocorre o contato com o ar. A segunda fase é aquela em que o vinho descansa nas garrafas, longe do oxigênio do ar e então é dita fase redutiva. Com o passar do tempo, o vinho pode ficar com outros aromas que podem lembrar caramelo, couro, tabaco, baunilha, algo de torrefação ou ainda frutas maduras, mel e uma infinidade de aromas outros a que se pode associar a sensação olfativa.
A cor do vinho também se altera com o envelhecimento. Geralmente passa do vermelho intenso ou vermelho violáceo ao vermelho tijolo ou toma alguns tons de marrom.

Nenhum comentário: