fevereiro 28, 2003

ANATOMIA DA GARRAFA
A história da garrafa remete aos primórdios da descoberta do vidro, atribuída aos fenícios (3.000 A.C.); por volta de 1.500 A.C., há indícios da fabricação de vidro no Egito Antigo.
A indústria do vidro floresceu e desapareceu com o Império Romano, para renascer com os bizantinos, que a levaram de volta para a Europa. No século XVI, em Veneza, a técnica da fabricação chegou ao apogeu. Até o século XVII, no entanto, o vinho era guardado em vasos de pedra ou cerâmica. O vidro ficou sendo o material preferido assim que a tecnologia de sua produção e de seu formato se modernizou. Mas foi somente a partir de 1909 que se iniciou a produção industrial em série.
As primeiras garrafas para vinho eram arrendodadas.O seu formato se tornou mais aerodinâmico quando foi descoberto que o vinho melhoraria se fosse guardado na posição horizontal. Atualmente, um vidro mais grosso quase sempre significa um vinho de qualidade, e tamanhos ou formas irregulares são usados para chamar a atenção.
As garrafas são fabricadas em formas diversas, clássicas ou de fantasia. Entre as primeiras estão as francesas das regoões de Bordeaux, Bourgogne e Champagne, além da alemã da região do Reno. Entre as formas de fantasia são bem conhecidas as dos vinhos do Potro, Chianti e Jerez.

Nenhum comentário: