janeiro 08, 2004

AINDA O PÊRA-MANCA
Ora, pois, pois. Estive hoje a visitar duas garrafeiras (a expressão "garrafeira" não é usual no Brasil, aqui se diz "adega"), situadas num raio inferior a dois quilômetros de minha morada. Interessava-me, em princípio, por verificar preços dos famosos vinhos portugueses Pêra-Manca, aos quais me referi anteriormente.
Na primeira delas, uma casa pequena, a proprietária, uma senhora portuguesa de meia idade e sorriso apagado, natural de uma localidade próxima a Viana do Castelo, ofertou-me os seguintes (preços aproximados em euros, convertidos ao câmbio atual): Branco 2000 - $29; tinto 1997 - $148.
Na outra, a Alipão Vinhos & Cia., bastante ampla e bem equipada, o senhor Jorge, natural de Vizeu, atendeu-me com a simpatia e boa vontade de sempre e me indicou: Branco 2000 - $26; tinto 1997 - $188 (cerca de 27% mais caro que na anterior, sem razão aparente).
De quebra, foi possível encontrar na Alipão muitos outros vinhos portugueses renomados, dentre os quais: Cartuxa branco 2000 - $15; Cartuxa tinto 1998 - $23; Tapada de Coelheiros tinto 1999 - $55.
São apenas algumas referências para os nossos amigos em Portugal terem idéia de preços aqui no Brasil.

Nenhum comentário: