janeiro 27, 2004

TERRANOVA MUSKATEL 2003
Este é um vinho branco, aromático, produzido pela Vinícola Miolo no Vale do São Francisco com uvas moscatéis. As seguintes informações são fornecidas pelo produtor: graduação alcoólica de 11%; cor amarela-palha clara, brilhante, com tons levemente esverdeados; aromas de frutas brancas, como pêras, e florais (rosas); corpo leve, redondeza, pouca acidez e sabor floral; persistência média na boca e final macio, levemente frutado; de estrutura leve, deve ser consumido jovem; temperatura ideal de serviço entre 6°C e 8°C.
Decidimos experimentá-lo, pela primeira vez, em um dia calorento, em que a temperatura ambiente, à sombra, acusava 29°C!. Por isto, tomamos algumas precauções: resfriar a garrafa em um balde com água e bastante gelo; resfriar também a taça; servir o vinho em pequenas doses, para evitar o rápido aquecimento. Apesar disto, a menor temperatura alcançada foi de 9°C, mas consideramos que seria aceitável nesta primeira prova.
Iniciamos a degustação antes de uma refeição (seguindo, aliás, a sugestão do amigo Hildérico) e não foi difícil chegar a observações similares às da Miolo: o vinho mostrou-se bastante agradável e refrescante, leve, como convinha. Certamente, uma opção para esses dias quentes do verão brasileiro. Por último, seu preço: R$12,95 (cerca de 3,6 euros, para os amigos portugueses que nos lêem).

Nenhum comentário: