janeiro 29, 2004

ESPUMANTE BRASILEIRO É SUCESSO
A época é boa para se falar de espumantes. E, assim sendo, vale recordar os resultados de um evento ocorrido há pouco mais de um ano: o Primeiro Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.Realizado em novembro de 2002, na cidade de Bento Gonçalves, RS, teve como grande destaque os espumantes nacionais, premiados com 30 medalhas, sendo 12 de ouro e 18 de prata.
Um fenômeno que pode ser facilmente explicado: há regiões onde o clima dificulta o total amadurecimento das uvas, devido à carência de sol e luminosidade, e isto as torna propícias à produção de espumantes secos. Como estas condições ideais são encontradas na Serra Gaúcha, onde também se emprega moderna tecnologia, o resultado é que os espumantes nacionais são, em geral, superiores aos chilenos e argentinos.
Estes foram os 12 espumantes brasileiros premiados com medalha de ouro: Marco Luigi Moscatel; Georges Aubert Espumante Moscatel; Salton Moscatel Espumante; Acquasantiera Chardonnay Reserva Especial Brut; Casa Valduga Brut 2000 Méthode Traditionelle; Don Giovanni Brut Champenoise 2000; Cordelier Brut; De Gréville Brut; Salton Volpi Reserva Ouro Brut; Excellence par Chandon Brut Reserve; Cave Geisse Espumante Brut; Gran Millesime Champenoise 1999.
Além destes podemos citar outros rótulos muito bons como o Miolo Brut, o Dal Pizzol Brut e o Marson Brut. (Fomte: Fim de Semana).

Nenhum comentário: