janeiro 06, 2004

CHARDONNAYS EM COMPITA
Tendo como certo um bacalhau cozido com todos para a ceia de Natal, resolvi preparar-me e comecei a sondar acerca de qual seria o molhor vinho para acompanhar o dito prato.
Na minha garrafeira preferida, o Sr. Nora, homem de grande experiência e sabedoria, garantiu-me que o melhor seria um Chablis, vinho francês feito exclusivamente com a casta chardonay na região de Chablis. Indicou-me o Laroche Chablis de 2002 (creio) como tendo uma óptima relação qualidade/preço (16€).
Eu tinha no entanto a certeza, graças à minha memória gustativa, que o Montes Alpha Chardonnay 2001 (Chile - 13,5€) combinaria na perfeição com o bacalhau.
Resolvi pois, colocá-los em compita. O resultado não poderia ser mais esmagador em favor do Montes Alpha. Toda a gente achou o vinho mais estrurado, com mais corpo, mais complexo e com uma excelente madeira. A acidez não sendo baixa estava amaciada pela madeira. O Chablis, que provei pela primeira vez, era bastante mais ácido e não tinha madeira, sendo muito menos rico de aromas e de complexidade.
Creio pois, em jeito de conclusão, que só um indefectível do vinho verde gostaria mais do Chablis.

Nenhum comentário: