janeiro 17, 2004

CONSERVAR O VINHO - DICA DE QUEM SABE
O que fazer para conservar o vinho, depois de aberta a garrafa, sempre foi uma preocupação do bebedor consciente. Isto porque, como se sabe, existem dois fatores fundamentais para manter as características do vinho: a ausência de oxigênio e a temperatura baixa.
O procedimento corriqueiro consiste em manter a garrafa na porta do refrigerador (local menos frio), só a retirando um pouco antes de servir; mas em geral o tempo de permanência não pode ser superior a três dias.
As lojas especializadas dispõem de acessórios sofisticados que permitem manter o vinho na garrafa por tempo bem maior. Um deles é a já conhecida bomba de vácuo, como a da VacuVin, que conserva o vinho por até duas semanas e custa, no exterior, cerca de US10. Outro acessório é o cilindro contendo nitrogênio inerte sob pressão, para ser injetado através de uma rolha especial e com capacidade para até 120 garrafas (fabricado pela Private Preserve, custa também cerca de US10, mas não sabemos se já é vendido no Brasil).
No entanto, há um método muito mais econômico e expedito de resolver o problema da oxidação do vinho e a dica nos vem do site de provas português "Os 5 às 8", em cujo Fórum de Discussão sobre vinhos foi publicada por "falcão". Ei-la: "Guardem garrafas de 500ml ou mesmo de 375ml. Se abrirem uma garrafa de 750ml e não a beberem toda, transfiram o restante para a garrafa de 500ml (ou 375ml, dependente do que sobrou) e guardem-na na porta do refrigerador. Vão ver como o vinho sobrevive durante muito mais tempo..." Obrigado, "falcão"! É simples, criativo e barato!

Nenhum comentário: