julho 04, 2005

101 CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DOS VINHOS
Quem tem o costume de visitar periodicamente as livrarias já notou que a cada dia aumentam as ofertas de livros sobre vinhos, a maior parte deles de autores nacionais. Isto é um bom sinalizador de que o tema vem despertando crescente interesse entre aqueles desejosos não apenas de beber os vinhos, mas de aumentar seus conhecimentos sobre eles. Seguindo o propósito de, sempre que possível, divulgar o que se publica, aqui vão informações sobre um recente lançamento:
Image hosted by Photobucket.com"Uma das coisas que o engenheiro civil Euclides Penedo Borges, 65, lembra de seu estágio na usina alemã Thyssen, 37 anos atrás, foi o dia em que recebeu o convite de um ex-militar na campanha contra a Rússia, na época, um dos proprietários da usina, para degustar comparativamente alguns vinhos de sua adega. “Eu só conhecia vinhos brasileiros simples. Não entendia nada deste mundo”, diz ele, que aceitou o convite, teve uma aula de tops alemães e iniciou uma coleção de rótulos de garrafa.
Ex-superintendente financeiro da Companhia Siderúrgica Vale do Rio Doce, Euclides passou a se dedicar inteiramente ao mundo do vinho depois de se aposentar, especializou-se em vinhos da Califórnia, do Rhône e, é claro, da Alemanha, encheu 10 álbuns com quase mil rótulos e publicou dois livros. O mais recente deles, 101 Curiosidades sobre o Mundo dos Vinhos – Noite Adentro com Aromas e Sabores (Mauad, 136 págs., R$ 32), acaba de chegar às livrarias e é uma coletânea, revista e atualizada, de artigos de sua coluna “Curiosidades Enológicas”, publicados no informativo da Associação Brasileira de Sommeliers desde 1995 (leia algumas curiosidades no quadro). “A idéia era fazer um livro de leitura fácil para pessoas que não são enófilas e querem conhecer um pouco mais sobre vinhos”, diz ele, que teve a coleção de rótulos prejudicada nos últimos anos. “Antigamente era só colocar a garrafa na água e o rótulo saía. Agora quase todos são auto-adesivos e se rasgam quando tento tirá-los”, lamenta Euclides, que tem como preferência pessoal os vinhos italianos". Fábio Farah, Revista Isto`É Gente.

Nenhum comentário: