julho 09, 2005

DESCOBRINDO O VINHO NO BRASIL
Quando se fala em vinho no Brasil, pensa-se logo na Serra Gaúcha. E é mais que natural que assim seja, pois foi lá que tudo começou para valer e é de lá que nos vem a maior parte dos vinhos produzidos no país. Atualmente, fala-se em outras regiões no Sul, como a Campana gaúcha, ou no Nordeste, com o projeto da Dão Sul (Portugal). Mas. é sempre interessante descobrir que existem outras áreas onde se produzem vinhos, neste imenso território, mesmo que em escala mais modesta. E abaixo vai a notícia de um local talvez desconhecido para muitos. Como também devem ser os seus vinhos. Mas, tudo é Brasil, nãao importa o tamanho.
A pequena cidade de Nova Trento (10.000 habitantes), colonizada por italianos, mantém as tradições dos imigrantes na gastronomia, na dança, no hábito do vinho à mesa, nos vários grupos culturais, além de promover diversos eventos ao longo do ano, festejando a cultura herdada dos imigrantes. Foi fundada em 1892 e situa-se a 75 km de Florianópolis, SC.
No ano de 1991, através de uma parceria com o governo da Província Autonoma di Trento, Itália, foi fundada no município de Nova Trento a Vinícola Neotrentina. Trata-se de uma empresa moderna, que adota técnicas racionais, com um único objetivo: Transformar a uva em vinho idôneo, frutado e equilibrado, procurando desta maneira levar ao mercado uma linha de produtos à altura de seus consumidores.
Procurando constantemente uma confirmação de sua qualidade, a empresa submete sua linha de produtos a constantes avaliações, entre elas o Concurso Estadual de Vinhos, organizado anualmente por uma equipe séria de pesquisadores da EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A. de Videira-SC, com "degustações às cegas", onde participam os maiores degustadores do sul do Brasil. E para satisfação de seus clientes, no ano de 2001, a Vinicola Neotrentina foi consagrada com uma MEDALHA DE OURO na categoria de vinhos finos, com seu CABERNET marca TRENTO CLÁSSICO. FONTE: Portal de Floripa.

Nenhum comentário: