PROPRIEDADES BENÉFICAS DO VINHO BRASILEIRO
Uma pesquisa inovadora em termos mundiais, apontando a presença, no vinho brasileiro, de uma substância nunca antes identificada no produto, foi apresentada no Simpósio Internacional Vinho e Saúde – Vinho como alimento natural, de 2 a 4 de junho passado, em Bento Gonçalves/RS. Um resumo do trabalho, cuja publicação já foi aprovada pela revista internacional Journal of Agriculture and Food Chemistry foi apresentado por uma das pesquisadoras envolvidas com o projeto, a doutora em Enologia Regina Vanderlinde, coordenadora do Laboratório de Referência Enológica (Laren), de Caxias do Sul. O estudo foi feito através de parceria entre Laren – mantido com recursos do sistema Fundovitis/Ibravin (Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul e Instituto Brasileiro do Vinho) – e universidades de Caxias do Sul, de Montpellier e de Bordeaux (ambas da França), por uma equipe de sete cientistas.
Trans-Delta-Viniferina, até o momento só constatada em folhas de videira, é o elemento descoberto, de importante ação anticancerígena e antioxidante. Derivada do conhecido Trans-Resveratrol, a substância foi encontrada em 7 de 12 vinhos tintos da Serra Gaúcha analisados, com maior concentração na variedade Merlot (também em Cabernet Sauvignon foi identificada, mas em dosagens significativamente menores), com índices médios de 11 mg/l, chegando a até 22 mg/l.
“Estudos demonstram que a atividade anticancerígena da Trans-Delta-Viniferina é até mesmo mais ampla do que a do próprio Resveratrol”, assinala Regina Vanderlinde, também uma das coordenadoras científicas do Simpósio. De acordo com ela, o derivado é provavelmente proveniente da oxidação do Resveratrol. O estudo que identificou a nova substância no vinho, feito durante 2004, em metodologia analítica que consistiu de identificação por Ressonância Magnética Nuclear e quantificação por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, segue agora com a avaliação de um maior número de amostras e de diferentes regiões. Para setembro, está prevista apresentação do trabalho, em sua íntegra, em Congresso Internacional sobre Vinho e Saúde em Cape Town, na África do Sul. FONTE: Vinhos.Net.
julho 06, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário