julho 31, 2005

BRASIL E ARGENTINA CHEGAM A ACORDO
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou hoje (sexta-feira, dia 29)que os produtores de vinho do Brasil e da Argentina chegaram hoje a um acordo sobre a importação de vinhos argentinos pelo Brasil. Pelo entendimento, o preço mínimo por caixa de 12 garrafas de 750 mililitros será de US$ 8 dólares até o final do ano.
Os produtores brasileiros vinham se queixando de que os vinhos argentinos de baixa qualidade estavam chegando ao Brasil por um preço muito baixo, prejudicando a indústria nacional. O acordo entre os dois países foi feito hoje, em uma reunião em São Paulo da qual participaram também representantes dos governos dos dois países.
Segundo o MDIC, ficou acertado que será feito um estudo sobre o mercado brasileiro de vinhos para que possam ser adotadas outras medidas que melhorem o aproveitamento do setor no Brasil. Além disso, o governo brasileiro concordou em enquadrar o produto na qualificação de alimento, o que, segundo o MDIC, diminui o custo da produção, porque reduz os tributos.
Na mesma reunião de hoje, os empresários e os governos brasileiro e argentino ratificaram um acordo de combate ao contrabando. Uma comissão de monitoramento, com três representantes de cada um dos dois países, será criada para acompanhar a implementação das medidas decididas hoje. (FONTE: O Estado de São Paulo, 29/07/05)

Nenhum comentário: