CHILE - AS CASTAS
São poucas as castas, mas todas pertencem à aristocracia da Vitis Vinífera. Assim, as diferenças fundamentais entre os vinhos resultam das uvas com que são elaborados.
Castas tintas:
Pinot Noir - Originária de Bourgogne, é cultivada, principalmente e em proporções quase iguais, nos Valles de Curicó e Maule, e na região Metropolitana. Gera vinhos de grande fragrância, textura e corpo, com fortes aromas frutados quando jovens e com menos taninos que a Cabernet Sauvignon.
Merlot - Originária de Bordeaux, é como que a irmã mais nova da Cabernet Sauvignon, pois gera vinhos parecidos mas menos tânicos, mais suaves e brandos, que amadurecem mais rápido.
Malbec - Originária do sudoeste da França, dá origem a vinhos de bom corpo, concentrados e elegantes, com elevada presença de taninos, que os tornam favoráveis para guarda.
Cabernet Sauvignon - Originária de Bordeaux, é considerada a rainha das castas e produz os melhores tintos do mundo. É cultivada principalmente entre as zonas de Curicó, Maule e Metropolitana. Seus vinhos em geral melhoram com o envelhecimento, em parte devido à presença de taninos e, por outro lado, graças à combinação com outras castas, principalmente a Merlot.
Castas brancas:
Riesling - Originária da Alemanha, produz vinhos de grande caráter e personalidade, de alta acidez, leves e refrescantes. Cultivada principalmente nas zonas de Curicó, Rapel e Maule.
Chardonnay - Originária de Bourgogne, produz os vinhos brancos mais elegantes do mundo, expressivos, harmoniosos, sem extremos duros nem acidez excessiva. Cultivada principalmente na zona de Casablanca.
Sauvignon Blanc - Originária de Bordeaux, produz vinhos menos harmoniosos, devido ao seu forte caráter. Possui aromas minerais e sabores vegetais e a grande maioria é cultivada no Valle de Maule.
Semillon - Originária de Bordeaux, gera vinhos balanceados e de agradável frescor. Cultivada principalmente na zona de Maule, mas poucas são as vinícolas que a utilizam, embora seja plantada em quantidades nada desprezíveis.
Gewürztraminer - Originária da Alemanha, é a casta com o perfume mais característico de todas as uvas, bastante exótico. Cultivada principalmente na zona de Maule, é pouco utilizada, mas já produziu notáveis resultados.
fevereiro 18, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário