fevereiro 16, 2004

O NARIZ DE ROBERT PARKER
Ele dispensa apresentação e, no mundo dos vinhos, não há quem desconheça sua fama. Seu nariz fabuloso está segurado em um milhão de dólares. E não é para menos: Suas notas tanto podem reduzir o preço de um vinho à metade como dobra-lo. Tirar um vinho do mercado ou levá-lo ao topo.
Parker possui memórias olfativa e gustativa sobrenaturais e já provou cerca de 220.000 vinhos; hoje, degusta uma média de 27 por dia.
Até algum tempo atrás, grandes produtores costumavam aguardar suas notas para depois fixar os preços dos vinhos. Mas Parker mudou de estratégia, inverteu a situação e desde 2003 só prova os vinhos depois de estabelecidos seus preços.
Parker pontua as bebidas de 50 a 100 e, com isso, as diferenças de qualidade tornam-se mais visíveis. Deste modo, um vinho com nota 91 perde espaço em demasia para um outro rotulado com um 93 de Parker.
Ele é taxativo ao definir seus princípios: "Pouco me importa se o produtor foi amigo de Napoleão, se vive em uma propriedade centenária e se seus antepassados foram fornecedores dos reis da França. Só me interessa o que ele põe na garrafa e vende."
Mas até quando vai durar essa sua prodigiosa capacidade? Alguém arrisca um palpite? (Fonte: Revista ISTO É, 02/04/2003).

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