DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #2: QUINTA DA BACALHOA 1996
Este é um tinto regional Terras do Sado, seco, elaborado pela JP Vinhos, a partir de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, mas com predominância da primeira (90%). Passa por um estágio de 12 meses em barris de carvalho e apresenta um teor alcoólico de 12,9%. Documentos históricos comprovam que desde sempre houve vinhas na quinta, como, por exemplo, a descrição da doação feita em 1426 por D. Duarte, filho de D. João I, Rei de Portugal, ao seu irmão, Infante D. João, de toda a Quinta da Bacalhoa.
A vinha foi plantada em 1972, mas a primeira colheita ocorreu em 1979, quando este vinho se tornou o primeiro Cabernet Sauvignon de fama em Portugal, e desde então vem produzindo regularmente.
João Paulo Martins, em seu livro “Vinhos de Portugal 2000”, 1ª edição, outubro de 1999, nos conta que “em 1998 pudemos fazer uma prova vertical de todos os vinhos produzidos até hoje. De certa forma foi uma surpresa verificar que todos apresentavam uma boa saúde, não sendo possível desclassificar qualquer colheita”. JPM avaliou a colheita de 1997 e lhe atribuiu 6 pontos, equivalentes a “Muito Bom” em um máximo de 8.
Ao iniciarmos nossa avaliação, observamos uma cor rubi intensa, sendo boa a qualidade visual. Límpido, quase opaco, brilho médio.Ao nariz, aromas frutados e de madeira, de boa qualidade e persistentes.Na boca, mostrou-se encorpado, equilibrado, com boa evolução, retrogosto de boa qualidade e persistência média.
Um vinho robusto, bastante agradável, que acompanha bem, por exemplo, queijos ou carnes fortes. Pontos: 82.