fevereiro 17, 2004

TOURIGA NACIONAL NO BRASIL
Que belo jantar de vinhos o amigo Hildérico patrocinou! Lendo seus comentários, percebe-se que ele se preparou para aprofundar uma análise desta famosa casta portuguesa e, além da seleção dos vinhos, reuniu um grupo de 13 amigos (14 com ele próprio). E agora nos brinda com uma descrição detalhada das degustações, recheada de adjetivos e locuções elogiosos. Só não nos disse (porque de fato não era pertinente) quais pratos serviu para acompanhar esses vinhos... Quem sabe, lendo esta nota, ele volta ao tema e nos fala de suculentos menus...
Ao comentar a fama da TN, Hildérico mencionou que a casta começa a ser exportada para o Brasil, entre outros países. Isto é bastante interessante, na medida em que permitirá aos brasileiros desfrutar das belas características da casta. Já é possível encontrar no mercado vinhos portugueses elaborados à base da TN e, com o objetivo de complementar a matéria de Hildérico e também informar aos amigos de Portugal, transcrevemos abaixo parte do que foi publicado no site Winexperts:
"No Brasil, a Sogrape é representada pela importadora Nunes Martins; a DFJ, do conceituado enólogo José Neiva, pela Maison du Vin; e os vinhos de Domingos Alves de Souza, pela Decanter. Infelizmente, nem todos os outros premiados chegam ao mercado nacional. Mas o consumidor brasileiro pode conhecer o potencial da Touriga Nacional também em muitos outros produtos. Os tintos da Casa Santos Lima, da Estremadura, por exemplo, são importados pela World Wine/La Pastina; Quinta De La Rosa e Quinta Seara D'Ordens, do Douro, são trazidos pela Expand. Na importadora Mistral são encontrados Touriga Nacional de diversas regiões, como o Quinta de Pancas, do Alenquer; Primum, feito pela casa José Maria da Fonseca na Península de Setúbal; Quinta de Saes, do Dão; Quinta da Portela da Vilariça, Quinta da Mata de Baixo e Lavradores de Feitoria, do Douro; Falua Tercius e Quinta da Lagoalva de Cima, do Ribatejo. Nos supermercados, estão à disposição do consumidor o Quinta do Cachão Touriga Nacional, da casa Messias (Douro); e o Touriga Nacional da Herdade do Esporão (Alentejo). São vinhos com diferentes estilos, mas todos têm em comum a garantia do berço, já que predomina em sua composição esta grande uva portuguesa."
Quanto a nós, podemos dizer que já exoerimentamos, mais de uma vez, o Quinta do Cachão e o consideramos de muito boa relação preço/qualidade.

Nenhum comentário: