fevereiro 02, 2004

AUMENTAM AS IMPORTAÇÕES DE VINHOS PORTUGUESES
Informações que nos chegam de Portugal, recentemente divulgadas pelo ICEP, dão conta de que as exportações de vinho português para o Brasil cresceram 11,86 % em 2003, comparativamente a 2002, alcançando os 7,54 milhões de euros. A exportação de vinho de mesa aumentou, em volume, 7,38 por cento em 2003.
Sugestivamente, com isto Portugal foi o único país europeu a aumentar as suas exportações em valor e em volume. E estes resultados, conforme explicado, revestem-se de um caráter especial, já que 2003 foi bastante penalizador para os vinhos europeus, dada a excessiva valorização do euro face ao real.
Enfatizou-se também a importância de ações de promoção do vinho português realizadas ultimamente no Brasil. No ano passado, foram realizadas cinco provas de vinhos nas principais capitais brasileiras, estando previsto número idêntico para este ano.
Além disto, nas últimas semanas, três das mais respeitadas publicações brasileiras lançaram a lista dos 100 melhores vinhos em 2003 e, em todas, Portugal aparece em posição de destaque. Na classificação da Revista Gula, Portugal foi o país que contribuiu com mais referências, num total de 26 vinhos portugueses. A Gula destacou o Quinta do Vale Meão 2000, vencedor da categoria "Tinto do Ano" e o Niepoort Redoma Reserva 1999, que venceu a categoria "Branco do Ano". O Porto do ano eleito foi o Taylor's 2000.
A Revista Prazeres da Mesa selecionou 21 vinhos portugueses no leque dos seus favoritos. Os vinhos portugueses apenas foram suplantados pelos chilenos, que contribuíram com 28 referências, mas Portugal foi o país mais votado na categoria de tintos com preço mais elevado. (Fonte: LusoWine).

Nenhum comentário: