fevereiro 04, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
Desde a criação deste site, em setembro de 2001, vimos divulgando, aleatoriamente, notas sobre vinhos degustados, na medida em que essas experiências ocorriam. Refletiam tais notas os resultados de observações solitárias ou em conjunto com terceiros.
Ao longo dos últimos tempos, uma idéia começou a se delinear em nosso grupo de amigos do vinho: Por que não pensar, também, em organizar um ciclo anual de degustações de vinhos previamente selecionados? A idéia amadureceu e hoje a estamos explicando a seguir.
Adotaram-se os seguintes critérios e premissas básicos: -->Selecionar seis países, em função de sua tradiçõão de grandes produtores mundiais, cada um participando duas vezes ao longo do ciclo. Foram escolhidos: Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina e Chile.
-->Selecionar, para cada mês, de janeiro a dezembro, dois vinhos (sempre tintos) de determinado país, de reconhecidas procedência e qualidade, escolha esta determinada tão somente pela disponibilidade atual do grupo. Provaremos o que temos.
-->Realizar as provas a intervalos regulares, sempre na segunda quinzena de cada mês, sendo a única exceção as de janeiro, que, por motivos fortuitos, ocorrerão em fevereiro, antecedendo as definidas para este último.
-->Beber os vinhos sempre na seqüência previamente estabelecida e em condições de temperatura o mais possível próximas das ideais.
-->Avaliar os vinhos de acordo com os critérios clássicos conhecidos, preenchendo fichas com as características e particularidades observadas e atribuindo as respectivas notas.
-->Divulgar periodicamente neste site os comentários das provas e as notas médias dadas pelo grupo.
Convém ressalvar, desde agora, que nosso grupo de provas não será composto por profissionais, somos apenas enófilos que procuram aprimorar-se na prazeirosa arte da degustação. Assim, poderão ocorrer discrepâncias entre notas atribuídas a um ou outro vinho, que venham a ser percebidas pelos "experts" que nos lerem, mas para isto contamos com a compreensão e as críticas construtivas de todos.
Veja aqui a relação completa dos vinhos, com suas regiões, safras e meses de degustação. E acompanhe as colocações posteriores neste site.

Nenhum comentário: