fevereiro 05, 2003

CÔTES DU RHÔNE VILLAGES
Os “Côtes du Rhône” são delimitados por duas zonas geográficas: a região setentrional de Vienne à Valence e a região meridional de Bollène à Avignon.
A denominação de origem (“appelation”) “Côtes du Rhône Villages” diz respeito a comunidades nos departamentos de Drôme, Vaucluse e Gard, classificadas como de excepcionais condições naturais de cultivo e de “terroir”. Nelas são produzidos vinhos que, por sua história, se tornaram os representantes de “terroirs”especiais e de um know-how ancestral.
Os produtores dessas regiões obedecem a normas mais rígidas, de tal modo que o comprador pode, antecipadamente, contar com uma melhor qualidade do que a oferecida pelos tradicionais Côtes du Rhône.
Cerca de 85% desses vinhos vêm com o nome de um povoado associado a eles, como Cairanne, Raisteau, Vinsobres. A maioria desses povoados se situa em regiões montanhosas, onde as vinhas, de uma forma natural, levam à produção de vinhos superiores aos dos vales. Ao todo, 16 povoados têm o direito de colocar seus nomes nos rótulos, mas, na verdade, apenas cerca da metade merece essa distinção. Mas, para sorte do consumidor, os importadores tendem a comprar justamente desses mais renomados produtores.
Quanto às safras, a de 1998 foi uma das melhores; a de 1999 também é considerada como excelente.
Dentro da premissa de buscar o melhor custo/benefício, esses vinhos aparecem como uma boa opção, já que estão sendo comercoalizados, hoje, por algo um pouco abaixo de R$30,00.