fevereiro 09, 2003

OS CARIOCAS E O VINHO
A Revista Domingo, do Jornal do Brasil, em sua edição de hoje, publica matéria assinada por Luciano Ribeiro, na qual são feitos comentários às preferências dos cariocas pelos vinhos.
Pão de Açúcar: um símbolo do Rio de JaneiroO assunto gira em torno de Manoel Beato, sommelier do Restaurante Fasano, em São Paulo, desde a década de 80 e que passou uma curta temporada de pouco mais de três meses no Restaurante Gero, no Rio de Janeiuro. Mas as opiniões de Beato têm o peso e a importância de quem é considerado, por muitos, o melhor sommelier do Brasil, com uma vasta experiência e capaz de, numa prova cega de vinhos, realizar a façanha de identificar a uva, a safra, a região e, até mesmo, o nome do produtor!
Pois Beato, nessa temporada no Rio, observou que os cariocas bebem mais vinhos chilenos e portugueses que os paulistas, e julga isso bastante inteligente, pois se trata das duas melhores relações de preço/qualidade do mundo. Outra observação de Beato é sobre o consumo de espumantes nacionais: enquanto em São Paulo, diz ele, existe um certo pudor quanto a esses vinhos, no Rio eles são largamente bebidos.
Bem, não estamos aqui para levantar qualquer polêmica entre as duas cidades, apenas registramos as opiniões de um connaisseur.
A matéria é encerrada com uma frase de Beato que consideramos muito significativa:
- "A grande vantagem de se conhecer vinho é ter mais prazer. Só mostrar conhecimento é uma grande chatice".
Concordamos plenamente, e este é o espírito deste blog.