fevereiro 07, 2003

DOMAINE DE LA RENJARDE: A HISTÓRIA
Village de Sérignan du ComtatDomaine de la Renjarde é uma vinícola ao sul do Rhône, localizada em Sérignan du Comtat, um povoado ao norte de Orange, na Provence, com pouco mais de 2000 habitantes e suas casas quase todas construídas em pedra. Sérignan integra o conjunto de localidades do Côtes du Rhône nas quais os vitivinicultores estão legalmente autorizados a mencionar o nome do lugar em seus rótulos, abaixo da “appellation” “Côtes du Rhône Villages”.
No “terroir” privilegiado de la Renjarde, o solo é arenoso, de seixos rolados, rico em calcários e com pequenas rochas terciárias, muito filtrantes, que armazenam o calor durante o dia e o devolvem às uvas durante a noite.
As uvas, cultivadas nos terraços da colina, são das castas Grénache, Syrah, Mourvèdre, Carignan e Cinsault; cada uma delas possui características peculiares, que proporcionam ao vinho seja mais corpo, ou uma cor com reflexos dourados, taninos elevados ou atenuados, aromas de frutas silvestres ou perfume.
A conjugação de solo e insolação ideais com essas castas variadas resulta na elaboração de um vinho para o qual a palavra-chave é equilíbrio. O Domaine de la Renjarde da safra de 1999, segundo o produtor, possui um bouquet complexo de cerejas e framboesas, traços de especiarias, finos taninos e uma boa presença na boca. Ideal para acompanhar carnes vermelhas ao molho e queijos.
Nossa próxima etapa será a degustação de um vinho desse "domaine", que precisou ser transferida para uma outra data. Aguardem.