fevereiro 15, 2003

A TOSCANA E SEUS VINHOS
Grande e importante região da Itália, situada ao norte de Roma, a Toscana produz uma grande variedade de vinhos, principalmente tintos, sendo que um terço de sua produção tem classificações DOC e DOCG.
A terra, perto da costa, é plana, mas a maioria da região é acidentada. As colinas são essenciais, porque temperam o calor e fazem uma brisa refrescante, garantindo um clima ideal para a viticultura. As melhores vinhas estão situadas em encostas e colinas, muito inclinadas, alternadas com olivais e arvoredos.
As castas mais cultivadas são Sangiovese, Canaiolo, Brunello, Cabernet Sauvignon (tintas) e Trebbiano di Toscana, Malvasia e Chardonnay (brancas).
A Toscana é considerada a terra do Chianti, e este é, provavelmente, um dos vinhos mais conhecidos do mundo. Elaborado, principalmente, com uvas tintas Sangiovese, desde 1816 é produzido numa zona oficialmente delimitada; mas foi somente a partir da safra de 1984 que se tornou um vinho de classificação DOCG.
Esta região produz, também, outros grandes e conceituados vinhos, como o Brunello di Montalcino, o Vino Nobile di Montepulciano e o Carmignano, todos de classificação DOCG.
Há, ainda, outros vinhos de boa categoria, como os tintos Tignanello e Sassicaia, e o branco Vinsanto.

Nenhum comentário: