fevereiro 12, 2003

VINHOS NOTÁVEIS - O BARCA VELHA
Barca Velha é o vinho tinto mais caro e prestigiado de Portugal. Elaborado originalmente pela Casa Ferreira, desde 1952, apenas com uvas das melhores safras, e envelhecido por 18 meses em barris de carvalho.
A Casa Ferreira foi fundada em 1751, mas só alcançou fama no século XIX, quando Dona Antonia Ferreira, esposa do neto do fundador, assumiu o comando da empresa, após o falecimento do marido. Em 1987, a empresa foi vendida à Sogrape, a maior produtora de vinhos portuguesa, mas membros da família ainda possuíam muitos parreirais na região do Douro. Também elabora um outro vinho de mesa mais leve e barato, chamado Esteva, com aromas de ameixa e cereja. Entre os seus mais conhecidos vinhos fortificados encontram-se os Porto Tawny, que incluem o Dona Antonia Reserva Pessoal (envelhecido oito anos), o Quinta do Porto (envelhecido 10 anos) e o Duque de Bragança (envelhecido 20 anos).
Barca Velha 91O Barca Velha 1991 possui teor alcoólico de 12% e é elaborado com uvas Tinta Roriz (predominante), Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca e Tinta Amarela. Essas uvas provêm das Quintas do Vale Meão e da Leda, e das zonas altas da região do Douro; são colhidas à mão, para não ferir os cachos, é posteriormente suavemente esmagadas. E, a partir da vindima de 2000, as uvas passaram a ser pisadas por um sistema automático, que imita em tudo o esforço humano de pisar a uva. As vantagens são evidentes, pois as uvas podem ser pisadas a qualquer hora do dia ou da noite e durante o tempo que for desejável.
De grande arquitetura, apresenta taninos muito delicados, um corpo cheio, rico em aromas. O final é longo e aveludado.Afinamento em meias pipas de carvalho novo, entre um ano e ano e meio. Engarrafado, permanece em cave durante vários anos. O produto tem uma vida de 25 a 30 anos. E só atinge a maioridade aos 18 anos.