fevereiro 11, 2003

VILA MOR - TINTO DE MESA
A cidade de Rio Maior, na região do Ribatejo, centro de Portugal, situa-se a apenas 80 km ao Norte de Lisboa, 30 km a Leste de Santarém (terra de Pedro Álvares Cabral) e 30 km a Oeste de Óbidos.
Elevada à categoria de vila em 1836, Rio Maior já existia no século XVI. Foi um importante centro mineiro. A região é rica do ponto de vista agrícola e na área subsistem grandes manchas de pinheiro e eucaliptos. Do passado, guarda vestígios da passagem dos romanos, como mosaicos, restos de muralhas e de uma fundição de metais, etc. Decerto que os árabes se fixaram igualmente na região, a eles se atribuindo a exploração do salgema.
A cidade já possuía a atual denominação em 1177, época do mais antigo documento que se refere a Rio Maior e de que se tem notícia. Documentação sobrevivente dá-nos conta de acontecimentos ali ocorridos pelo menos a partir do século XII. D. João II e o Marquês de Pombal interessaram-se pelo desenvolvimento da povoação, que dotaram de edifícios e de uma feira anual que ainda perdura, com o nome de Feira das Cebolas.
A Caves Dom Teodósio é especializada na produção, engarrafamento e comercialização de uma vasta gama de vinhos, espumantes e outras bebidas. Possui uma importante área de vinha em produção (cerca de 140 ha), distribuída por várias Propriedades e Quintas, onde produz e vinifica alguns dos seus vinhos mais apreciados. Vila MorExporta hoje para mais de trinta países.
Entre os vinhos de mesa que elabora, o Vila Mor é um tinto seco, macio, com bom equilíbrio e bons taninos que proporcionam um final agradável. De aspecto límpido, cor rubi, aroma jovem de frutas vermelhas maduras. Graduação alcoólica de 11% vol. Safra e castas não indicadas. Acompanha bem pratos de carnes vermelhas e queijos.
Ao degustar,o Vila Mor mostrou-se de fato agradável, equilibrado, mas de pouco corpo, não proporcionando aquela plenitude na boca. Diríamos que oferece uma razoável relação preço/qualidade, obviamente superior à maioria dos vinhos de mesa nacionais.

Nenhum comentário: