fevereiro 08, 2003

VINHOS & QUEIJOS
Já tivemos a oportunidade de falar sobre este assunto, mas, em se tratando de uma agradável combinação, como esta, nunca será demais voltar a ele, para reavivar conceitos ou agregar novas dicas. Assim, vejamos.
No momento da escolha do queijo para acompanhar vinhos, além da intensidade de sabor deve-se ter em consideração a textura da massa. Caso seja do tipo que adira muito às papilas gustativas, a opção deve recair em um vinho de sabor mais intenso e/ou mais tânico, uma vez que os taninos coagulam as proteínas. Em situações em que o sabor do queijo é muito intenso, e para que não se sobreponha ao vinho, deve-se servir o queijo com pão, torradas ou bolachas, o que atenuará o sabor do queijo. Acidez e sal também devem ser levados em consideração. Alguns exemplos:
>>>Queijos frescos com lactose elevada, mas com baixa acidez e sal, como mozzarella, brie, camembert e ricota, tornam os vinhos mais fortes. Eles se harmonizam melhor com vinhos brancos leves de Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e estilos leves de Chardonnay (jovens e sem madeira).
>>>Queijos jovens, com elevada acidez e pouco sal, como queijos de cabra, atenuam vinhos com alta acidez, como os varietais de Sauvignon Blanc e o Vinho Verde.
>>>Queijos com acidez e sal moderados, como Cheddar, Gruyère e de cabra maturado, podem ser acompanhados com a maioria dos vinhos, pois seus taninos são atenuados e os sabores de fruta realçados.
>>>Parmesão e queijos azuis, como Roquefort, Gorgonzola e Stilton, ricos em sal e acidez, tornam vinhos tintos leves adstringentes. Estes queijos combinam melhor com vinhos mais pesados e doces, como Porto (Vintage, LBV ou Tawny) e Sauternes, ou tintos com teor alcoólico elevado, como Amarone.
São dicas úteis para os que buscam a harmonização e nem sempre sabem por onde começar.

Nenhum comentário: