fevereiro 19, 2003

O VINHO NA ANTIGUIDADE
A título de curiosidade, fica a pergunta: O vinho produzido na Antiguidade continha álcool? Em qual teor? A resposta pode ser encontrada no Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (Harris, Archer e Waltke, 1998):
"O vinho era a mais embriagante bebida conhecida nos tempos antigos. Todo vinho era um vinho leve, isto é, não recebia acréscimo de álcool extra. O álcool concentrado só se tornou conhecido na Idade Média, quando os árabes inventaram a destilação ("álcool" é uma palavra de origem árabe), de modo que nos tempos bíblicos não se conheciam bebidas destiladas ou fortes (ou seja, uísque, rum, aguardente, etc.) nem os vinhos de alto teor alcoólico, como os de vinte graus. Fazia-se cerveja de diversas maneiras, mas o seu teor alcoólico era baixo. A força dos vinhos naturais é limitada por dois fatores. A percentagem de álcool será metade da de açúcar no mosto. E, caso o teor alcoólico ultrapasse bastante os dez ou onze por cento, as células de levedura morrem e interrompe-se a fermentação. Os vinhos antigos provavelmente ficavam entre sete e dez por cento."
Hoje em dia, o teor alcoólico dos vinhos usualmente varia entre os 9% e 13%. Mas vinhos fortificados, como o do Porto, chegam a ter 19%.

Nenhum comentário: